Lei n.º 46/2012 de 29 de agosto: LEI DO COOKIE - UNIÃO EUROPÉIA
Este site possui cookies, como por exemplo, Google Analytics e Google Adsense, porém preservarão seus dados apenas para estatística. Caso continuar acessando este site você concordará e permitirá automaticamente nossa política de privacidade. Caso não concorde e não autorize, por favor, sair do site. 

domingo, 29 de março de 2015

Como Agir em Dinâmicas e Psicotécnicos?

SÉRIE "Gerenciamento do Marketing Pessoal (GMP)"
Gestão Pessoal

Dinâmicas são métodos de aprendizado rápido, empregadas em diversas atividades com o intuito de massificar e entender melhor a mensagem ou objetivo da tarefa. Por ser uma forma interessante e criativa, a dinâmica nos torna livres para falar de diversos temas utilizando apenas a criatividade e simples recursos, onde podemos trabalhar em grupo, raciocinar, debater, opinar, criar e até brincar.
      
Constantemente os Recursos Humanos disponibilizam dinâmicas para os processos seletivos. As bases para poder entender o sentido das dinâmicas se encontram na cooperação, liderança, proatividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico, atitude/decisão e respeito.
    
 As dinâmicas podem ser divididas em:
-         Dinâmicas de Apresentação;
-         Dinâmicas de Descontração;
-         Dinâmicas de Ajuda-mútua;
-         Dinâmicas de Avaliação;
-         Dinâmicas de Recreação;
-         Dinâmicas de Reflexão;
-         Psicotécnico;
-         Vivências.

Para passar pelo teste das dinâmicas é fundamental ser desinibido e ter boa fluência verbal, por isso leia sempre revistas e livros, além de jornais de qualidade a fim de expandir o vocabulário e inteirar-se dos fatos do mundo. Adquirir bons conhecimentos nem sempre custa alguma coisa. Você pode perder tudo nesta vida, mas seu conhecimento ninguém retira, por isso, enriqueça-o sem hesitar.

Dinâmicas de Apresentação
Como o nome já especifica, é utilizada para a apresentação dos candidatos à vaga. O candidato em voz alta fica de pé, apresenta-se basicamente por nome, idade e o que sabe fazer. Em muitos casos, pede-se um animal preferido. Neste quesito reside um problema.

Ninguém está interessado no animal que você irá escolher, tão pouco irão se lembrar qual foi. O objetivo é testar a originalidade e a criatividade. Muitos irão escolher a águia, pois “ela possui uma visão aguçada, observando seu objetivo mesmo nas alturas”. Bonita frase, não? Porém, um clichê batido. Os gerentes já sabem quem copiou alguma coisa de alguém e quem é original. 

Não o subestime sendo a “voz da sabedoria”, querendo esmagar os outros concorrentes. Apenas seja criativo e lógico. Não seja sem conteúdo, escolhendo realmente um animal que goste como um gato ou cachorro, dizendo que escolheu por ser “bonitinho” ou “o melhor amigo do homem”.
      
Quando falar, inicie com uma saudação: Bom dia, boa tarde ou boa noite. Não fite apenas o entrevistador. Posicione seus braços na altura da cintura, como os repórteres. Fale claro e pausadamente, olhando para todos.    Nunca ponha as mãos no bolso, para baixo, para trás, na cabeça, na cintura e nem cruze os braços. Fique parado e confortavelmente sem se balançar ou andar – isto causa sonolência e inquieta o ouvinte. Lembre-se  do maior número de nomes possíveis, pois quase ninguém consegue isso, caindo no péssimo hábito de chamar as pessoas de “coisa” ou “colega”.
     
 É muito bom para a estima ser chamado pelo nome, pois mexe com todo o corpo.
     
As palavras básicas para um bom sucesso são: Bom dia, por favor e obrigado – o sorriso é amigo e eterno companheiro delas. Outras dinâmicas de apresentação podem acontecer em forma de brincadeiras.

Dinâmicas de Descontração
Serve para “quebrar o gelo” e não deixar a entrevista monótona e cansativa. Para poder passar destacado nelas, uma regra é única e simples: seja voluntário em tudo e seja o primeiro! Dance, pule, brinque, cante e recite. Não se iniba e se destacará com pontos positivos, pois a meta é saber se o voluntário está preparado para contornar situações difíceis.

Dinâmicas de Ajuda-mútua
Estas dinâmicas são aplicadas em grupo, onde normalmente é necessário o trabalho em equipe para alcançar o objetivo. Os cuidados para enfrentar essas dinâmicas atentam para a não haver conflito de idéias, individualidade, constrangimentos, falta de lideranças e desacordo do grupo. É mais utilizada em testes de Quociente Emocional (QE). 
Dinâmicas de Avaliação
Recomendadas para grupos ou empresas que possuem um bom tempo de caminhada. Servem para avaliar decisões, problemas da empresa, problemas entre funcionários ou apenas medidas para melhorar o rendimento da equipe.

Dinâmicas de Recreação
São as favoritas de crianças e adultos. Na maioria das vezes são empregadas em sociedades, clubes, comunidades, igrejas, institutos, escolas e eventos. Uma forma típica de realizar uma dinâmica de recreação é usar uma brincadeira já existente e modificá-la, por exemplo, mudando o objetivo, colocando mais pessoas, inverter a brincadeira, etc.

Dinâmicas de Reflexão
Este tipo de dinâmica é mais aplicado em igrejas. Costuma-se utilizar músicas e muita simbologia, voltada para a área emocional. Um exemplo é reunir as pessoas de um grupo para informar a morte de uma pessoa muito querida. No local da reunião, há um caixão artificial e uma pessoa tocando marcha fúnebre no violão. O organizador fala sobre a falta que essa pessoa pode fazer à comunidade, sem falar o nome dela e depois convida os participantes a olharem quem faleceu, um a um. Ao olhar para dentro do caixão, a pessoa depara-se com um espelho!
     
 É importante o organizador explicar a simbologia desta dinâmica, que significa a decadência e a falta de motivação da comunidade ou do grupo.   No decorrer do debate, a pessoa que está presidindo a reunião  diz que cada um tem o seu valor e encerra a reunião perguntando  para cada um: O que aconteceria ao grupo e à comunidade se esta pessoa tivesse falecido?
  
Psicotécnico
     Você já ouviu a recomendação: “Psicotécnico é fácil! É só fingir que é maluco que você passa!”
   
Caro leitor, estudante e Técnico, o mundo está cercado de mitos e espertalhões fracassados. Pergunte a estes quanto tempo duraram no emprego e a resposta não será satisfatória.
     
 Nos testes psicotécnicos, podemos ser testados de diversas maneiras.   Ressalto os testes de Quociente de Inteligência (QI), Quociente de Criatividade (QC) e Raciocínio Lógico.
     
 Os testes básicos consistem em testar sua criatividade ou velocidade de pensamento para atender ao perfil e às necessidades da empresa.
    
Para auxiliá-lo neste tipo de dinâmica disponibilizo alguns dos testes mais frequentes:
  1. Quando pedirem para desenhar um “menino atrás da árvore”, apenas desenhe uma árvore e o chão. Não coloque a cabeça, braço ou perna do garoto aparecendo, já que ele está atrás da árvore. A importância de sempre desenhar o chão é o fato de não estarmos “voando” desatentos às atividades propostas;
  2.  Se receber algum tipo de teste escrito, leia ele por completo antes de fazer qualquer ação. Mesmo que o entrevistador influencie-o dizendo que só terá dois ou três minutos. Este teste se chama originalmente de “Teste dos Três Minutos”, onde nas primeiras questões, pedirá que conte as vogais do título, sublinhe as consoantes, dar um tapinha nas costas do companheiro ao lado, etc. A última questão diz: “Ignore todas as alternativas anteriores e apenas escreva o seu nome no alto da folha”;
  3.  Quando lhe entregarem um papel tamanho A5 com vários formatos de letras em dez quadrados, do tipo: a palavra “falante” em formato 3D, a palavra “ladeira” escrita na vertical de baixo para cima, entre outras, indica que é um tipo de QC. Estes tipos de letras passam uma mensagem oculta, onde o candidato tem que descobrir a mensagem e escrevê-la ao lado da figura. As respostas para esta folha são: “Alto-falante”, “Subindo a ladeira”, “Multiplique”, “Pelo contrário”, “Eu dentro de casa”, “Coração partido”, “Beirute”, “Entrevistador” e “Lendo entrelinhas”;
  4. A dica de desenhar o chão também serve para desenhar casas e pessoas. A avaliação deste teste consiste em descobrir ou deduzir como que é a sua moradia ou a casa dos seus sonhos. Se o teste pedir para desenhar você mesmo, preste atenção nas partes do corpo que vai desenhar. Tem gente que esquece de desenhar orelha, dedos, pés, sombracelha e outras coisas mais. O teste de desenhar a família surge mais em escolas e instituições, onde as crianças desenharão as pessoas que, em sua concepção, fazem parte ou desempenham o papel de família. Se não tiver o desenho do pai ou da mãe e na ficha estiver escrito que os pais são casados, ou os dois se separaram ou o pai/mãe é ausente na família – Não desenhamos aquilo que não gostamos.     
Vivências
São dinâmicas mais simples, repletas de simbologias, materiais naturais, trabalhos com aromas e essências, músicas e mantras, locais rústicos e coreografias. Quanto menor o espaço e ruídos, melhor a concentração das pessoas no recinto. É a mais forte na área de QE, onde normalmente os participantes sentem-se muitos emocionados. É o momento da partilha e dos desabafos de problemas com o grupo que evolui para uma condição de família.
   
 Exemplos de Vivência:
  1. Massagem lúdica – Em grupos de auto-estima realiza-se o trabalho em duplas onde cada um faz massagem na palma da mão do outro, leves tapinhas, massagem nos ombros ou nas costas trocando de duplas, trabalhando o silêncio, etc;
  2. Confeccionar um “Bolo de Gelo”, colocando na forma flores e outros objetos coloridos de cabeça para baixo. Encher de água e congelar. No momento da apresentação, colocar uma vela no centro do bolo e explicar da seguinte forma: O bolo representa o coração das pessoas; A vela é a motivação; As flores são as qualidades escondidas dentro de cada um;
  3. Viagem Espiritual – Em um ambiente calmo e silencioso, todos ficam deitados, relaxados, de olhos fechados e sem calçados. Ao som de uma música instrumental ou da natureza, o animador introduz os participantes na mais profunda meditação enfatizando o relaxamento dos membros um a um e a respiração. Conta-se uma história e pede-se que cada um sinta-se na história. Para um realismo maior, relate cada detalhe do local onde se encontram, juntamente com cheiro, aspecto, estrutura, tempo, imagens, pessoas, etc. Quando abrirem os olhos “ao som de 1, 2, 3...”, pergunte-os sobre as sensações que tiveram.  
 Em suma, estes são os principais meios de se preparar para uma vaga num emprego. Com este suporte, você estará com o conhecimento mais avançado no campo dos recursos humanos das grandes empresas. Agora, é necessária a busca pelo conhecimento em outras fontes. Busque ao máximo as informações e atualize-se sempre!⧫


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS
Com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que a SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores da SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Divulgação de Produto ou Serviço sem a devida autorização da SEGPREVI;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Pornografia;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido com seu nome, sem ônus e sem aviso prévio em materiais de divulgação da SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...