Neste artigo irei comentar sobre alguns cursos
que encontrei tanto na área de Segurança do Trabalho quanto outras
modalidades. Antes de colocar as referências, quero apresentar algumas
considerações e análises pessoais sobre os cursos, a fim de que você
possa também ter uma boa opção no que for realizar na internet.
Redigi este artigo baseando-me em minhas
experiências pessoais com este método. Se por acaso você se adaptar e
tiver realmente vontade de crescer e ampliar o conhecimento com o Ensino
a Distância (EAD), será de grande valia. Obrigado e bons estudos.
Bem, ultimamente estima-se que o Ensino a Distância tem apresentado
maior pontuação do que as aulas presenciais. Isto se deve ao fato de que
por ser a distância, pela internet você escolhe os horários e a
quantidade de assuntos que irá estudar no dia. Diferentemente das aulas
presenciais, que são marcados com datas e horários certos, que por
muitas vezes são um empecilho para outros compromissos, além de
obrigações profissionais, domésticas e maternais.
Não posso negar que existam pessoas que tem uma má concepção dos Cursos
Online. Por preconceito (no sentido de conceituar sem conhecer ou
necessitar), não se interessam em realizá-los, por achar que não terão
valor algum no mercado de trabalho. Mero engano, pois os cursos possuem
livre validação através dos seguintes órgãos: ABED - Associação
Brasileira de Educação a Distância e MEC - Ministério da Educação.
Alguns cursos possuem outros órgãos responsáveis por trás do projeto,
como o Ministério do Turismo, Ministério do Trabalho, Senado Federal,
SENAI, SENAC, etc. Sabemos que existem diversas Faculdades à distância e seu Diploma se iguala às aulas presenciais sem problema algum. Muitas instituições que adotam esta plataforma de ensino utilizam recursos de interação com os alunos como videoconferências com horário marcado e fóruns.
Aconselho o seguinte: se o curso for completamente
administrativo, burocrático e teórico, poderá ser cursado por qualquer
pessoa interessada em trabalhar na área. Agora, se caso necessitar de
uma prática, deverá realizar um curso presencial ou semipresencial
(metade à distância e metade presencial). Por que isso? Imagine que você
queira realizar um curso de Atendimento ao Cliente. Você pode tranquilamente realizá-lo, pois é
uma matéria que não requer necessariamente uma prática presencial. Por
outro lado, se for um curso de eletricista, aí complica mesmo, não tem
jeito: faça um curso presencial! A sua vida e a vida dos demais
agradecem!
Somente realize cursos desse tipo se você
possuir uma experiência no assunto e não tiver nenhuma comprovação de
que você sabe. Dessa forma, você realiza o curso apenas para conseguir
uma certificação válida. Mesmo assim, sempre é recomendável que tenhamos
um profissional devidamente habilitado para sanar dúvidas instantâneas.
DIFERENÇAS ENTRE CURSO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA
Existem poucas diferenças, mas satisfatórias e econômicas! Tem muita gente que,
como eu havia falado, possui certo preconceito com o Ensino a Distância.
O que pode diferenciar:
CURSO PRESENCIAL:
VANTAGENS:
Instalação adequada com quadros, professor para tirar as dúvidas na
hora, retroprojetor e datashow, visitas técnicas, estágios (se possível
e assim necessitar), interação com outras pessoas, dinâmicas de grupo,
etc.
DESVANTAGENS:
O curso é caro porque tem que compensar os encargos de salário do
professor (incluindo sua bagagem ainda mais se for publicamente
conhecido), transporte, seu alimento, tempo e dias fixos de aulas,
gastos do local e das instalações, salário dos secretários e
administradores, risco de não ter aulas no dia, feriado, fins de semana,
período certo de término do curso, não podendo ser antecipado, gasto
demasiado de tempo, gasto com apostilas e materiais didáticos (sem
contar os cursos que exigem uniforme, matrícula e carteira),
comprometimento do horário, mensalidades, taxas, etc.
CURSO A DISTÂNCIA:
VANTAGENS:
Você pode estudar no horário e dia que desejar, quanto tempo desejar,
por não possuir encargos sai consideravelmente barato, você mesmo
imprime em casa sem esperar um demasiado tempo, não precisa sair de
casa, pode realizar mais de um curso ao mesmo tempo, muitos são
gratuitos, são válidos e possuem a mesma carga horária dos que são
presenciais, economia de até R$ 1.970,00 em cursos de Gestão da
Qualidade, utilização de videoconferência, tira suas dúvidas com os
professores marcando dia e horário, participa de debates em fóruns,
baixa apostilas e matérias sem custo de impressão e xerox, etc.
DESVANTAGENS:
Não possui alguém no momento para sanar as dúvidas, exigirá uma melhor
organização pessoal para não cair no erro de deixar para depois, poderá
ser cansativo ler pela tela do computador, os conteúdos escritos poderão
não ser muito aprofundados, tendo a necessidade de ampliar o
conhecimento por matérias na internet, não possui formatura, em caso de
má conexão ou manutenção do computador comprometerá os estudos, muitos
exigirão prática posterior.
Mas uma coisa é certa: Se desejar realizar um curso online, terá que redobrar seu empenho, esforço e dedicação.
Tem que buscar por si só, para poder fazer valer o seu estudo e
invalidar todas as desvantagens que o Ensino a Distância poderá ter.
Talvez por isso que este método inovador, já aceito pelo Ministério da
Educação – como grande incentivo, além de promover a Inclusão Digital
por meio do ensino -, tem alcançado grandes índices de aprovação e
desempenho, até mais do que os cursos presenciais.
VALORIZAÇÃO DOS CURSOS
Existem muitas empresas que contratam
pessoas com cursos de expansão ou aperfeiçoamento à parte. Esses
funcionários serão o diferencial na empresa. Imagine alguém certificado
pela ISO 9001 sendo contratado por uma empresa e elevando ela ao padrão
de qualidade da certificação, ou seja, implementando a Gestão de
Qualidade?
Isso é orgulho para a empresa,
para os empregados e é claro, para o Técnico em Segurança do Trabalho
que investiu em seu aperfeiçoamento. Sua empresa estará entre as mais
capacitadas em qualidade no mercado de trabalho e será uma referência.
Uma observação importante: tenha foco em
suas metas e suas especialidades. Seja o diferencial. O mercado de
trabalho está cheio de pessoas iguais. Ninguém quer pessoas repetidas.
Se eles sempre estão contratando alguém, é porque tem muitas pessoas
repetidas.
Quer um exemplo?
Quantas empresas você já entrou e se deparou com um atendente que soubesse Libras (linguagem de sinais para surdos-mudos)?
Quantos souberam atendê-lo bem, sempre solícitos e com sorriso agradável?
Quantos davam atenção mais a você do que ao colega de trabalho?
Quantos ofereceram-lhe cesta quando você estava cheio de coisas nas mãos?
Quantos o levaram ao setor que você estava procurando, ao invés de apontarem o local e ficarem sentados fazendo outra atividade?
Quantas vezes você viu o Gerente no salão da empresa em acolhimento aos clientes?
Quantas vezes responderam o seu “Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite” em algum estabelecimento?
Quantas
vezes você viu o atendente do caixa saudar-lhe de forma cordial,
atendê-lo de pé transmitindo satisfação e olhando em seus olhos,
informar o valor da compra, conferir se você está levando todos os
produtos que comprou, saudar-lhe novamente e desejar-lhe o famoso “Volte
Sempre”?
Se eu for colocar tudo o que está certo ou
errado, não acabaremos. Em uma loja de sorvete, filial da que se
localiza perto do meu curso, em apenas 2 minutos presenciei 12 irregularidades
tanto na operacional (atitude e postura dos empregados) quanto na
administrativa (atividades e materiais do local). E se eu fosse um
fiscal?
DICAS PARA ENSINO À DISTÂNCIA
Vale ressaltar as medidas preventivas para
que possa realizar um curso online com segurança e sem riscos de
contaminações virtuais, falsos cursos ou exposição de dados pessoais em
sites desconhecidos:
- Conheça bem sobre o autor e os órgãos
realizadores do curso, para averiguar se são entidades experientes na
área e que poderão passar fidelidade nos assuntos;
- Para imprimir os certificados, sugiro
utilizar os seguintes papéis: couché (liso e brilhoso, tipo
plastificado), vergê, canson, fotográfico, pergaminho ou papel-moeda. Particularmente
eu utilizo o Canson, por possuir uma espessura melhor, textura variada e
fácil de se encontrar. Poderá comprá-lo em blocos com 20 páginas, da
marca Canson (o bloco costuma custar não mais que 5,00) nas papelarias
especializadas (setor de desenho artístico). Por boa aparência e
apresentação pessoal eu utilizaria o papel pergaminho, porém, não é tão
fácil de se encontrar. Se o acharem, compre em boa quantidade, pois
erros de impressão poderão acontecer com uma das folhas, o que deve ser
prevenido imprimindo em uma folha normal de sulfite antes da impressão
final. Já perdi 03 folhas de canson em uma Lan House, por motivo do
atendente não saber utilizar corretamente a configuração da impressora, e
olha que eu avisei antes para testar em outro papel comum. Antes de
tudo, sempre avise ao atendente que você irá fornecer o papel, porém,
verifique antes se a impressora dele irá suportar a espessura do papel;
- Você pode imprimir em preto e, pois o que
validará o seu certificado é um número que virá impresso nele, para
consultar se você realizou o curso no próprio site – a Certificação
Digital. Não precisa autenticá-lo nos cartórios;
- Para conservar e sempre manter uma boa apresentação de seus
certificados (esqueça das pastas poliondas com elástico e as caixas de
sapato usadas para guardar todo tipo de documentos e papéis que não
servem mais!), utilize sempre a PASTA CATÁLOGO. Esta pasta é
preta e possui páginas plásticas por dentro. A quantidade mínima de
páginas é de 20. Se você possui muitas certificações ou papéis
importantes, compre uma PASTA CATÁLOGO de 100 páginas, pois além desta
quantidade enorme de espaços, ela virá com um espacinho transparente na
capa para você colocar uma identificação informando o conteúdo;
- Escaneie todo o tipo de Certificado que
você possuir e coloque-os em Pen Drives, CD’s, HD’s Externos ou que você
tiver para armazenar cópias de backup. Cedo ou tarde você vai
precisar das cópias. Além do mais, é através delas que você irá imprimir
fora e manter o controle de certificados que ainda não entraram para
seu Currículo e os que ainda não foram impressos.
Não tenha receio de se aperfeiçoar.
O que as outras pessoas tem a ver com seu desejo de crescer? Por que
muitas vezes nos deixamos levar pelas infelicidades e insucessos de
outras pessoas? No final, acabamos como elas: desatualizados e sem a
variedade de conhecimento. Já dizia uma passagem bíblica “O meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias Capítulo 4, Versículo 6/Os 4, 6/Os 4: 6).⧫
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POLÍTICA DE COMENTÁRIOS
Com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.
O que a SEGPREVI estimula:
• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.
Critérios para exclusão
Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores da SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Divulgação de Produto ou Serviço sem a devida autorização da SEGPREVI;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Pornografia;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).
Termos de uso
Ao enviar um comentário, você concorda que:
• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido com seu nome, sem ônus e sem aviso prévio em materiais de divulgação da SEGPREVI.
Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI