Boa
tarde, profissionais, estudantes e leitores do SEGPREVI. No
tema de hoje apresentarei a importância da realização de um
pré-vestibular e os benefícios de prestar um serviço voluntário.
O curso pré-vestibular ganha seu destaque com a proximidade do exame de
vestibular. Esse curso tem o objetivo de fazer o estudante rever o
conteúdo aprendido ao longo da vida escolar para que, preparado, possa
ser classificado nos tradicionalmente concorridos exames vestibulares.
Visando atender a demanda de estudantes em busca de oportunidades de
aprender mais, o Pré-Vestibular Comunitário São Mateus - EDUCAFRO,
situado no bairro de São Mateus/ São João de Meriti - RJ, oferece seu
curso pré-vestibular, realizado aos sábados, das 7:00 às 19:00 (com
pausa para o almoço) e aos domingos, das 07:40 às 13:00.
Segundo a Vice-Coordenadora do Pré-Vestibular Comunitário São Mateus - EDUCAFRO, Ana Carolina Santos de Oliveira
(foto abaixo) - Pedagoga formada na UNIRIO e Acadêmica de Letras, a
realização de um curso pré-vestibular se tornaram tão necessários também
devido às condições econômicas dos interessados, enfatizando que a
qualidade dos serviços voluntários dos professores é alta, em
consequência da dedicação, solidariedade, doação e amor ao trabalho.
Em entrevista à SEGPREVI, Ana Carolina apresenta o ambiente do curso e explica as realidades que o cerca:
Luiz Ramos: De que forma o serviço voluntário
beneficiou sua carreira profissional, além de levá-la à função de
Vice-Coordenadora do projeto?
Ana Carolina: "Na verdade, quando entrei, atuei como professora,
lecionando Literatura e Redação e nunca havia pensado que poderia fazer
parte da coordenação. Este processo iniciou em 2009, quando a
coordenadora precisou sair da função. Fui convidada a assumir o cargo de
Vice-Coordenadora, atuando na parte pedagógica. Isto foi tudo, já que a
pedagogia tem ligação com atribuições de coordenação e docência. Além
disso, contribuiu para saber discernir e observar as dificuldades de ser
professora e ser aluna, sabendo o que é bom para o desenvolvimento de
cada lado, evitando favorecer apenas um. Iniciei este serviço com 16
anos, sendo a mais nova entre os professores voluntários, o que exigiu
muito de minha dedicação e responsabilidade. Hoje, tenho 20 anos e estou
me graduando em Pedagogia, cursando o 8º período na UNIRIO. Esta
experiência foi e é muito gratificante, pois possuímos muitos alunos que
passaram em faculdades, sendo uma base de 10 classificados por ano.
Atualmente, contamos com aproximadamente 50 ou mais alunos que
conseguiram se classificar nos vestibulares. O que me impressiona é o
fato dos professores voluntários abrirem mão de seu próprio tempo para
se dedicarem a uma causa social. Nosso foco é a universidade pública, ou
seja, que os alunos passem em vestibulares de universidades ública,
porém, muitos conseguem também ingressar numa faculdade particular. Uma
das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos é a indecisão, pois
muitos chegam até nossa instituição com diversas opiniões de familiares e
amigos, fazendo com que não consigam decidir ao certo o que querem para
a vida. Por isso, nos voluntariamos não apenas para fazê-los passar em
vestibulares, e sim, se tornarem pessoas para a vida, provando para eles
prórprios que conseguem e podem".
Luiz Ramos: Durante a existência do pré-vestibular, surgiram alunos que se destacaram de forma especial em provas?
Ana Carolina:
"Sim. A destaque deste ano foi uma aluna, Danielle Ramos, que entrou no
pré-vestibular em 2009, passando para a área de Serviço Social na
PUC/RJ em 4º lugar, onde iniciará os estudos este ano. Danielle entrou
no projeto apenas com sua Formação Geral e um curso Técnico de
Enfermagem incompleto. Permaneceu 3 anos conosco e ano passado iniciou
seu voluntariado como auxiliar da coordenação do pré-vestibular. Outro
destaque é o aluno Rodrigo Nascimento, que possui formação de Técnico de
Enfermagem e ano passado conseguiu se classificar em Enfermagem na
UERJ, com boa colocação, levando em consideração que a área é muito
disputada. Embora tenhamos estes destaques, não enfatizamos as
colocações, e sim preparar pessoas para a vida, como dito anteriormente,
tornando-se indivíduos sócio-críticos".
Luiz Ramos: A procura pelo pré-vestibular é constante em jovens, adultos ou idosos?
Ana Carolina: "A maioria é composta de jovens. Porém, já tivemos
idosos, em minoria. Aqui temos mães, pais, enfim, pessoas que trabalham a
semana inteira, recebendo pressões de trabalho e família e mesmo assim,
possuem esta força de vontade. A formação pessoal de cada um também é
diversificada. Em média, 30% dos alunos já são formadas, possuidoras de
Ensino Médio e Técnico, casados e com filhos. É gratificante acompanhar
estes alunos e focar em suas dificuldades, tendo o retorno positivo de
cada um. Em minha opinião, o trabalho só faz sentido quando tem este
retorno do aluno".
Luiz Ramos: Qual a metodologia de ensino apresentada no pré-vestibular, para facilitar o aprendizado dos alunos?
Ana Carolina: "Não possuímos uma metodologia específica, nem uma
técnica certa. As técnicas tendem a limitar todas as turmas em um padrão
único, quando na realidade, existem alunos com grau de dificuldade e de
assimilação diferenciados. Uma técnica única não iria servir para todos
ao mesmo tempo. Conforme o nível de aprendizado dos alunos, adequamos e
adaptamos o conteúdo. Cada professor possui didática, métodos e
recursos diferentes. Alguns passam vídeos relacionados ao tema, realizam
passeios. É preciso romper a padronização, pois diferentes indivíduos
possuem diferentes dificuldades".
Luiz Ramos: Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos no início dos estudos?
Ana Carolina: "Quando os alunos se deparam com as provas do
vestibular, percebem a exigência de um conhecimento que não foi
fornecido no sistema de ensino público. Por isso, nossa preocupação é
trabalhar em cima das dificuldades de cada um. Perde-se muito tempo nas
escolas com temas que não irão desenvolver habilidades e conhecimentos
necessários para passar em uma prova. Tivemos alunos que no início mal
escreviam 5 linhas. Outros nunca tinham ouvido falar em dissertação e
argumentação. Ao final dos estudos, conseguiam alcançar entre 600 e 700
pontos. Sempre, no período de 8 a 10 meses, os alunos com dificuldades
conseguem obter melhora significativa".
Luiz Ramos: Qual sua opinião sobre a ideia do serviço
voluntário ser uma forma de cobrir e compensar as obrigações do governo
em prestar uma educação de qualidade e devidamente remunerada?
Ana Carolina: "Já possuímos vários déficits em segurança e saúde
na sociedade e as mudanças não podem ser feitas globalmente, precimos
desenvolver por partes. É necessário que eu contribua, faça a minha
parte, enfim, colabore para que o quadro mude. Temos que possuir uma
visão do futuro e não ficar preso aos problemas atuais. Se existe
voluntariado, existe problema a ser resolvido na sociedade. Devemos agir
e não ficarmos de braços cruzados, apenas lamentando a falta de
qualidade nos serviços públicos, procurando culpados para cada problema.
É preciso mudar esta realidade. Atualmente, temos na equipe 18
professores e 5 coordenadores e cada um faz a sua parte. Muitos alunos,
após realizarem as provas, retornam e auxiliam na coordenação, provando
mais uma vez que a visão individualista e o comodismo podem ser
combatidos com a ação e a experiência própria".
Luiz Ramos: Sabemos que ainda existe desconfiança e
discriminação por parte de muitas pessoas em relação à possível
qualidade de ensino num pré-vestibular comunitário. Como é a real visão
da capacitação e qualidade dos professores, tendo como exemplo o Pré-Vestibular Comunitário São Mateus - EDUCAFRO?
Ana Carolina: "Para ser considerado pré-vestibular comunitário, é
necessário que as mensalidades custem até 10% do salário mínimo. A
diferença do ensino comunitário é que não somos apenas professores,
somos amigos, somos uma família para os alunos. A qualquer momento que
precisarem de ajuda, um ombro amigo, conversarem sobre problemas, podem
contar com cada um de nós. Além de demonstrar humanidade, motiva a
caminhada deles. Em relação à qualidade de ensino, alguns professores
estão na pós-graduação e se orgulham do trabalho voluntário. O professor
de Matemática, por exemplo, está terminando sua pós-graduação na UERJ.
Temos professores com experiência em vários cursos desde 1992, que somam
valiosos conhecimentos aos alunos. A discriminação e a desconfiança com
a qualidade de ensino não partem dos alunos e sim de pessoas mal
informadas sobre o sistema. Este diferencial nos serviços comunitários
revela a dimensão do professor na vida dos alunos. Muitas saídas em
cursos são provocadas por uma palavra não pensada pronunciada por
professores e isto é uma preocupação que temos com nossos formadores.
Sempre orientamos a ênfase na motivação e na compreensão".
Luiz Ramos: Quais suas mensagens aos candidatos a entrarem em
um curso pré-vestibular e aos professores que pretendem realizar o
serviço voluntário?
Ana Carolina: "Aos Alunos: todo processo que participamos depende
de uma preparação. É preciso preparar-se para o vestibular, para
conseguir chegar lá. É necessário acreditar no sonho e fazer por onde. O
pré-vestibular é um caminho, uma porta, o apoio e a motivação para
chegar ao objetivo. Se os professores não tivessem dedicado seu tempo,
tudo isso não seria possível. Sabemos que é difícil, mas não é
impossível. É preciso traçar e trilhar o caminho para vencer na vida.
Aos professores voluntários: ser professor ou coordenador é
gratificante, pois além da contribuição na formação social dos alunos,
prepara o profissional para competir no mercado de trabalho. Quando
entrei, não tinha a mínima noção de sala de aula. Foi no pré-vestibular
que adquiri experiência, além de fazer parte desta troca valiosa e
prazeirosa. O voluntariado é também um caminho para poder ser um
profissional mais qualificado, pois é um trabalho que se encontra prazer
em fazer. Ajudamos outras pessoas a alcançarem a faculdade e realizarem
seus sonhos".
Em contrapartida, a instituição está precisando de PROFESSORES VOLUNTÁRIOS para trabalhar no projeto.
As matérias que o curso precisa são: FÍSICA, GEOGRAFIA e HISTÓRIA.Requisitos: O candidato precisa ser universitário ou formado.
Local: Rua Antônio Hermont, 107 - São Mateus, São João de Meriti/RJ.
Dias e Horários: Os candidatos precisam ter disponibilidade para trabalhar AOS SÁBADOS, morando no bairro ou ao menos, próximo.
A instituição oferece Auxílio Passagem e Declaração de Comprovação do Trabalho Voluntário.
Para você que deseja participar do Pré-Vestibular Comunitário São Mateus
- EDUCAFRO e para você que se interessou no serviço comunitário e deseja ajudar a mudar a triste realidade de nossa sociedade,devem entrar em contato através de:
E-mail: psaomateus@gmail.com.
Telefones para informações: (21)98864-8334/ 97151-6159.
Os candidatos a Voluntariado serão submetidos a uma "aula experimental". Interessados devem enviar o currículo para o e-mail acima.
Finalizamos nosso artigo com algumas dicas para quem desejar iniciar seu caminho de serviço voluntário:
Ser voluntário exige alguns cuidados especiais:
1. Todos podem ser voluntários:
todos podem contribuir a partir da idéia de que o que cada um faz bem,
pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo
de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem
colaborar em áreas fora de sua competência específica, exatamente para
se abrir a novas experiências e vivências.
2. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla:
Voluntariado é experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante.
O voluntário doa energia, tempo e talento mas ganha muitas coisas em
troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade
de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se
sentir útil.
3. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária:
Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É
contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e
aprendizado.
4. No voluntariado, todos ganham: A
ação voluntária visa a ajudar pessoas em dificuldade, resolver
problemas sociais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu
sentido é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e
competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado
reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma
sociedade mais justa e humana.
5. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade: A
função do voluntariado não é tapar buracos nem compensar carências. Uma
sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não
espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo
que só ele pode fazer.
6. A ação voluntária é tão variada quanto as necessidades da comunidade: Tradicionalmente,
no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no
atendimento a pessoas carentes. O reconhecimento da urgência de ações
nessas áreas não é contraditório com a valorização de novas
possibilidades de voluntariado nas áreas de educação, atividades
esportivas e culturais, proteção do meio ambiente etc. Cada necessidade
social é uma oportunidade de ação voluntária.
7. Voluntariado é ação: O
voluntário é um pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho
voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de
prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a
agir. Quem quer, vai e faz.
8. Cada um é voluntário a seu modo:
Alguns são capazes individualmente de identificar um problema,
arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. Grupos de
vizinhos, de amigos, de estudantes ou aposentados, de colegas de
trabalho que se mobilizam para ajudar pessoas e comunidades. Por vezes, é
uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube, uma igreja,
uma entidade beneficente ou uma empresa.
9. Voluntariado é escolha:
Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que
sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de
algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com
quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso,
onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no
entanto, é para ser cumprido.
10. Voluntariado é um fenômeno mundial:
A escolha do ano de 2001, pelas Nações Unidas como Ano Internacional do
Voluntariado, representa o reconhecimento internacional do voluntariado
como fenômeno contemporâneo e global. Esta celebração é uma
oportunidade a ser aproveitada para consolidar o voluntariado no Brasil
como componente essencial de uma sociedade cada vez mais democrática e
participativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POLÍTICA DE COMENTÁRIOS
Com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.
O que a SEGPREVI estimula:
• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.
Critérios para exclusão
Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:
• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores da SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Divulgação de Produto ou Serviço sem a devida autorização da SEGPREVI;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Pornografia;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).
Termos de uso
Ao enviar um comentário, você concorda que:
• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido com seu nome, sem ônus e sem aviso prévio em materiais de divulgação da SEGPREVI.
Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI