Quem fabrica suas roupas
ou sapatos favoritos? Que bebida lhe vem à mente quando você sente
sede? Que filmes você não perde? Quem você procura quando precisa de
ajuda para executar um projeto corretamente, em casa ou no trabalho?
Todas essas perguntas envolvem suas reações a uma
determinada marca – um conjunto de premissas sobre qualidade, apelo e
confiabilidade que você estabeleceu em resposta à experiência repetida
com uma ampla variedade de produtos, pessoas ou serviços possíveis. Este
é o ponto principal: quer você goste de pensar nisso ou não, neste
exato momento há pessoas considerando a sua marca pessoal, quem você é e
o que faz, e decidindo se desejam torná-la uma de suas favoritas. Este é
um exemplo da Influência e Liderança.
1. Identifique o principal "produto" (serviço, recurso, habilidade especial, etc.) que você tem para oferecer;
2. Identifique seus valores básicos. O que realmente importa para você?
3. Identifique suas paixões. Que coisas ou ideias você ama?
4. Identifique seus talentos. O que sempre o
distinguiu (particularmente na infância, que é uma “Escola de Vida” em
minha concepção)? O que você faz melhor que a maioria das pessoas? Que
habilidades as pessoas parecem notar em você e elogiam?
5. Nessa lista, presumivelmente longa, de
talentos e qualidades, escolha cinco principais - aquilo que você faz
melhor e mais gosta de fazer.
6. Junte os itens de todas as suas listas em uma declaração da sua especialidade. Que talento especial você tem para fornecer?
7. Escreva um parágrafo enfatizando sua
especialidade e seus cinco talentos principais e incorporando seus cinco
valores, paixões e habilidades mais importantes.
8. Agora crie um slogan para a sua marca.
Certa vez, um instrutor que fornecia consultoria por
telefone - basicamente para ajudar altos executivos a subirem ainda mais
na hierarquia corporativa - usava o seguinte slogan: "Um instrutor para ajudar pessoas bem-sucedidas a serem ainda mais bem-sucedidas."
Um gerente de projeto
sênior que desempenhava a função estressante de elemento de ligação
entre o grupo de marketing e os projetistas de embalagens em uma fábrica
desenvolveu este slogan: "Um solucionador de problemas eficiente que
compreende e aprecia tanto a criatividade dos projetistas como a
praticidade dos profissionais de marketing." Meu próprio slogan para
minhas atividades de Consultoria, Assessoria e Treinamento é:
"Versatilidade e Atualização, a Fórmula para o Diferencial."
A mensagem sucinta expressa em um slogan ajuda outras
pessoas a recordar um detalhe fundamental sobre você. Durante os cafés
da manhã realizados pela divisão de Pioneer Valley, Massachusetts, da
NAWBO (Associação Nacional de Empresárias), todas as integrantes ou
convidadas devem ficar em pé e se apresentar por meio do seu slogan ou
cartão de visita verbal. As integrantes dessa associação lembram-se dos
slogans umas das outras tão facilmente quanto de seus nomes. Após cada
reunião mensal, centenas de mensagens circulam sobre as pessoas que
participaram e o que tinham para oferecer. E isso funciona tanto para
empreendedores como para empregados.
Divulgue suas qualidades
Depois de dedicar alguns dias ou semanas preparando
seu slogan e outros itens da lista, você deverá torná-los públicos com
alguém em quem confie. Mantê-los em segredo é uma maneira infalível de
nunca colocá-los em prática.
O caminho da frustração profissional é repleto de
listas, sonhos e metas que nunca foram compartilhados com ninguém.
Portanto, exponha suas reflexões sobre a "marca Eu" à luz do dia e
solicite apoio e críticas construtivas de outra pessoa. Em troca, você
pode atuar como consultor da marca para essa pessoa. Será melhor ainda
se você conseguir reunir quatro ou cinco pessoas regularmente para
aprovarem ou criticarem as respectivas estratégias e atividades de
reforço da marca.
Criar e reforçar sua marca pessoal é um processo
orgânico e permanente. Portanto, encare a si próprio e à sua carreira
como uma obra em progresso e tente oferecer e obter o máximo de ajuda
possível conforme sua marca evolui e amadurece ao longo de sua vida
profissional.⧫
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