Caros amigos da Segurança no
Trabalho, cedo ou tarde todos iremos palestrar sobre algo, ou ainda,
ministrar cursos, treinamentos e formações. Para que todos os
participantes possam sair sem dúvidas, sugiro que treine bastante o que
irá ministrar. Ninguém tolera uma palestra monótona e dependente de
livros ou papéis escritos, onde nem o palestrante conhece muito bem o
assunto.
Digo isso porque a situação pode
evoluir e você poderá necessitar de organizar Seminários e participar de
Workshop’s. Quando chegar a esta situação, terá que colocar todo o seu
profissionalismo em prática, pois desata vez, não haverá somente
funcionários, operários ou estudantes. Poderá haver outros Técnicos em
busca de aperfeiçoamento, Professores, Engenheiros e Empresários em
busca de informação ou até mesmo em busca de um novo talento para sua
empresa, os famosos “olheiros”.
Para que sua palestra, Seminário
ou Workshop sejam realizados com maior brilho e profissionalismo,
deve-se verificar muitas coisas, afinal, poderá ter a mesma proporção de
um evento. Segue abaixo o que considero um checklist especial para realização de eventos e apresentações formais:
Palestra, Seminário, Curso, Treinamento ou Workshop? - Defina
claramente o tipo de resultado que pretende obter antes de organizar seu
evento. Se o objetivo for uma grande carga de conhecimento, dê
preferência a um curso, treinamento ou workshop.
Duração - Se for palestra, não pense que quanto menor o tempo,
menor o preço. É mais difícil falar bem em pouco tempo do que ficar
horas enrolando. Mark Twain, escritor, humorista e romancista
norte-americano dizia que para fazer um discurso de 5 horas ele
precisava de 5 minutos para se preparar. Para falar 5 minutos ele
precisava de 5 horas (ou algo assim).
Expectativa e Resultados - Não espere que uma palestra de uma
hora irá ter o efeito de um curso de pós-graduação. Palestras servem de
pontapé inicial ou amarra final de um conjunto de ações da empresa,
nunca para ensinar os detalhes de qualquer assunto.
Generalista ou especialista? - Se for uma palestra técnica onde
terá assuntos de outras áreas que você não domina ou que não lhe
compete, oriente o empregador a contratar um técnico especializado na
área. Caso contrário, realize sua palestra falando de temas gerais
pertinentes à área e evite chamar os que pensam que entendem do assunto,
pois podem dar palpites sobre as particularidades de sua empresa e essa
não será uma boa experiência.
Também digo para não se iludir. Em meia hora de conversa ninguém é capaz
de entender todos os detalhes que cercam a função. Nós mesmos
demorarmos aproximadamente um ano e meio para nos tornarmos Técnicos e
mesmo assim, temos que aprender a cada dia. Para isso existem os Cursos e
Treinamentos.
Palestrantes - O perfil do palestrante deve ser adequado aos
objetivos do evento. Para eventos festivos, comemorativos, abertos ou
com a participação de familiares dos colaboradores de uma empresa,
escolha um tema motivacional com uma maior carga de entretenimento.
Neste caso você pode sugerir que além da palestra, deva vir um mágico,
um comediante ou uma peça de teatro empresarial. Fique atento para não
convidar pessoas “bocas-sujas” em eventos com a participação de
familiares e crianças, para evitar constrangimentos. Se o assunto tiver
um foco muito técnico e específico, prefira optar por solicitar um
consultor técnico com habilidade de comunicação e bem-humorado, se caso
ainda não for o seu forte.
Preço – Se for convidar alguém, não
escolha o palestrante pelo preço, mas pelo que ele poderá acrescentar
ao seu evento. Um palestrante barato pode sair caro ao trazer resultados
de pouco valor. Lembre-se de que o palestrante é apenas parte de seu
investimento. O custo maior está na soma do tempo de todos os
participantes que estão ali para ouvi-lo. Provavelmente você gastará
também com hospedagem e passagens aéreas. Não gaste querosene de jato
para levar alguém ruim só por ser mais barato. Uma caneta barata que não
escreve é cara.
Bastidores – Sendo você o palestrante ou outra pessoa, jamais
se sobrecarregue com problemas relacionados aos preparativos do evento e
nem faça pressão, se quiser que os resultados sejam motivadores. Se
chamar alguém, lembre-se de que ele também é humano e sujeito a
variações em seu estado de ânimo e humor. Se receber uma carga grande de
estímulos negativos antes da palestra poderá ter seu próprio ânimo
abalado, entrar em depressão e até morrer no palco. Não queremos isso
num workshop.
Atividades extras - Se um palestrante convidado chegar com poucas
horas de antecedência para a palestra, evite programar um grande número
de atividades extras. Não o leve para visitar todos os pontos
turísticos de sua cidade e nem adianta apresentar políticos e
empresários locais porque ele provavelmente estará com a cabeça no
evento e se esquecerá dos nomes. Lembre-se de que seu palestrante irá
precisar de toda a energia possível para fazer um bom trabalho no palco.
Se a palestra for na primeira hora da manhã, não o convide para aquela
festa de varar a madrugada. Evite cansá-lo. Ele é o único que não pode
dormir durante a palestra.
Jantares - No caso de jantares, é preferível que a palestra seja
antes do jantar e que o serviço comece apenas ao final. A circulação de
garçons e o serviço de bebidas e alimentos durante a palestra prejudica a
atenção do público e a concentração do palestrante. Evite alimentar o
palestrante antes da palestra ou se alimentar, se caso você for o
palestrante. Ele ou você poderão fazer sons engraçados enquanto falam.
Tempo - O tempo ideal para palestra é de 1 hora e 15 minutos, com
mais 15 minutos para perguntas, mas as perguntas podem ser dispensadas
no caso de palestra motivacional, por reduzirem o impacto da mensagem.
Para um tempo maior deve ser previsto um intervalo, mas neste caso
apenas se a palestra for mais expositiva e menos motivacional ou de
impacto. Treinamentos, cursos e workshops podem ser de 3 horas a 3 dias
com um café a cada duas horas e intervalo para o almoço. Neste caso
evite feijoada e caipirinha no cardápio. Nem preciso dizer o porque, não
é?
Agenda - Depois de planejar a agenda de seu evento, elimine uma
atividade ou reduza o tempo de todas. Dificilmente você conseguirá fazer
com que o intervalo de quinze minutos dure exatamente isso ou que uma
palestra de uma hora não passe alguns minutos do prazo. Eventos com
agenda espremida acabam criando uma sensação de estresse nos
palestrantes e participantes. É preferível prever prazos flexíveis para
evitar que o palestrante omita o fim da piada só porque o tempo está
esgotado.
Avisos - Se você precisar avisar os palestrantes do tempo, dê
preferência a recepcionistas com cartazes de 15, 10 e 5 minutos postadas
no fundo, atrás do público, e nunca na frente. Calcule uma margem, pois
o palestrante pode se empolgar, mas se ele continuar lá duas horas
depois do tempo regulamentar, desligue o microfone, apague as luzes e
entregue a ele as chaves do auditório.
Assentos - Em auditórios improvisados, disponha os assentos em
semicírculo para todos olharem diretamente sem virar a cabeça. Uma leve
torção do pescoço reduz a oxigenação do cérebro e causa sono. Uma torção
severa pode causar a morte. Em treinamentos ou workshops, dê
preferência a uma disposição do tipo espinha de peixe (é modo de falar)
com mesas para dinâmicas e atividades. Calcule com cuidado o tamanho da
sala em palestras ou treinamentos que envolverem atividades de interação
com o público. Ninguém quer que ocorram pisoteamentos em seu evento.
Iluminação - Verifique se a iluminação não é demais para a tela
do projetor (data-show), ou pouca para a platéia (causa sono).
Iluminação suave sobre a audiência, menor sobre a tela de projeção e
suficiente sobre o palestrante. Saiba exatamente onde estão os
interruptores e que lâmpadas eles acendem ou apagam para o caso de
precisar alterar a iluminação durante a palestra para passar um vídeo,
por exemplo. Se apagar totalmente as luzes da platéia e jogar um canhão
de luz sobre o palestrante isso o ajudará a perder peso, mas é provável
que ele comece a enxergar bolinhas no canto dos olhos e fique sem saber
se ainda tem alguém assistindo ou já foram todos embora.
Lei de Murphy - Se existir um fio ou cabo elétrico no chão sem
estar protegido por um carpete ou fita adesiva, alguém irá tropeçar
nele, apagar o projetor, derrubar o notebook ou as duas coisas.
Palco - Se precisar compor uma mesa para pessoas ilustres, esta
nunca deve ficar muito próxima da beirada do palco, para evitar que o
palestrante bata de cara no chão. Nem muito próxima da tela no fundo,
para evitar que os componentes da mesa torçam o pescoço. Se existir
algum alçapão no piso do palco, mantenha-o fechado, salvo para o caso do
palestrante ser também mágico e querer desaparecer durante a palestra.
Mesa - Certifique-se de colocá-la distante da beirada do palco,
para o palestrante ter espaço para se movimentar. Lembre-se de que é
melhor colocá-la em diagonal numa das laterais do palco ou pedir aos
seus componentes para retornarem aos seus lugares durante a palestra, a
menos que eles queiram ver o palestrante pelas costas. Como qualquer
pessoa, o palestrante não fica muito à vontade com pessoas atrás de si.
Além disso, expressões de desinteresse, bocejos e caras feias dos
membros da mesa, propositais ou não, poderão influenciar negativamente o
público.
Ventilação – Certifique-se de que existe boa circulação de ar no
local da palestra. Se for ventiladores, tenha preferência pelos que não
fazem barulho de avião. Se possuir ar-condicionado, coloque em um clima
que seja não muito frio nem muito quente. Se for muito frio, poderá
haver muitos homens querendo ir ao banheiro e mulheres se encolhendo num
canto, a ponto de ninguém se arriscar a bater palmas ou realizar uma
pergunta. Se for muito quente, provavelmente o único que ouvirá sua
palestra será você mesmo.
Obstáculos - Evite mesas, cadeiras, vasos, coroas de flores e
outros objetos que criem uma barreira entre o palestrante e o público.
Grandes espaços como pistas de dança entre o palco e os participantes
causam um efeito de distanciamento e devem ser evitados. Se existir uma
pista de dança, por favor, peça às pessoas para não dançarem durante a
palestra.
Tela de Projeção - Deve ficar à esquerda do palestrante (centro
ou direita da audiência), para ele apontá-la com a mão esquerda,
enquanto segura o microfone com a direita. Inverta as instruções se ele
for canhoto. Se forem três as telas, como em grandes eventos,
provavelmente o palestrante só apontará para uma. Observe a mão do
palestrante antes de começar. Se tremer demais, para o bem dos
presentes, não deixe o apontador a laser na mão dele.
Equipamentos - Microfones, equipamento de som e projetores devem
estar instalados e testados com antecedência. Use sempre baterias novas e
tenha um ótimo microfone na reserva, porque certamente será ele o
titular após os primeiros cinco minutos de palestra.
Projeção - Prefira que o palestrante faça a mudança dos slides.
Para isto devem ser previstos cabos com comprimento suficiente para
alcançar o datashow e o amplificador de som ou um controle remoto. Se o
palestrante trouxer sua apresentação em pen-drive, CD ou DVD, instale
com antecedência. Se trouxer em transparências ou vier com uma caixinha
de giz e apagador, é melhor procurar um palestrante mais novo.
Operador - Apenas em último caso a mudança dos slides deve ser
feita por um operador. Se não existir controle remoto para a mudança ou o
notebook estiver longe do palestrante, dê bastante café ao operador,
amarre seu pé na cadeira e certifique-se de que ele esteja ouvindo bem.
Não se preocupe, porque depois de duas horas o público acabará se
acostumando com a frase "O próximo, por favor!"
Microfones - Os de lapela podem perder em qualidade quando o
palestrante olha para os lados. A colocação de microfones (lapela ou
auricular) deve ser feita antes do palestrante entrar em cena e ele deve
saber como ligá-lo. Avise o palestrante para desligar o microfone de
lapela quando conversar assuntos sigilosos durante o intervalo ou quando
for ao banheiro.
Som - Se o palestrante utilizar som de seu próprio notebook,
providencie amplificador, caixas de som e um cabo apropriado para a
conexão à saída de fone de ouvido do notebook do palestrante. Muitos
utilizam músicas ou filmes durante a apresentação. Se a execução dos
vídeos e áudios for feita por terceiros sob o comando do palestrante,
não espere por um sincronismo perfeito.
Água - Coloque um copo e garrafa de água à disposição do
palestrante. Evite que garçons ou recepcionistas circulem pelo palco
durante a palestra para abastecer copos, pois roubam a atenção do
público. Quando o garçom derruba a bandeja, então, nem se fala. Acho que
o público não veio para escutar uma banda de música.
Circulação - Evite que fotógrafos, cinegrafistas ou pessoas em
geral circulem na área do palestrante. Alguns palestrantes não permitem
filmagens (pode me filmar à vontade), portanto é melhor perguntar antes
para evitar embaraços.
Programa prévio - Alguns profissionais contratados para cuidar do
áudio e vídeo costumam deixar algum DVD de shows musicais passando
enquanto as pessoas chegam e se acomodam. Em outros casos os
patrocinadores costumam passar seus próprios vídeos. Em nenhuma hipótese
ligue o projetor em algum canal de TV com filmes ou noticiários
deprimentes. Novela, então, nem pensar. A platéia vai pedir para o
palestrante esperar até acabar o episódio.
Música ambiente - É aconselhável ter música ambiente antes (mais
alto para animar) e depois (mais baixo para as pessoas conversarem) da
palestra. Dê preferência a um jazz instrumental com ritmo alegre. Se
conseguir se infiltrar no evento de seu concorrente, aí sim você pode
tentar dar ao operador do som um CD de pagode numa caixinha do Ray
Charles. Quando utilizar música é bom consultar o ECAD, pois você pode precisar pagar direitos autorais pela execução. Desligue a música antes de começar a palestra, obviamente.
Plateia - As recepcionistas devem encaminhar os participantes
para as primeiras fileiras, evitando preencher apenas os assentos do
fundo da sala. Assentos vazios entre o palestrante e a platéia criam
distanciamento e prejudicam o sucesso da palestra. Se as recepcionistas
aparentarem uma aparência chamativa, é melhor que fiquem no fundo do
auditório durante a palestra.
Abertura - O mestre de cerimônias deve fazer a apresentação do
palestrante, dar avisos de duração e intervalos, solicitar o
desligamento dos celulares, pedir para que desliguem os celulares,
insistir no desligamento dos celulares e, finalmente, recolher os
celulares. Mesmo assim muita gente não irá obedecer e alguns conversarão
alegremente em voz alta como se estivessem sozinhos na caverna de onde
saíram.
Perguntas - Se houver tempo para perguntas, isso deverá ser
informado de antemão pelo mestre de cerimônias. Recepcionistas com
microfones ou blocos para questões escritas cuidarão da seqüência de
perguntas. Dê preferência a perguntas feitas por escrito. Por razões
óbvias, é melhor não franquear o microfone para perguntas da platéia em
véspera de eleições.
Intervalos - Em eventos com mais de uma apresentação o ideal é
que os participantes troquem de lugar na volta do intervalo, para
estimular o networking e renovar o ângulo de visão. Em grandes eventos é
bom avisar que os participantes levem seus objetos de valor ou alguém
levará. Lembre-se de que seu evento não acaba na porta do banheiro.
Providencie sabonete, toalhas e papel em quantidade suficiente. Programe
a limpeza para ocorrer durante a palestra, não durante os intervalos.
Mestre de cerimônias - Jamais deverá continuar no palco
verificando seus papéis durante a palestra ou conversando animadamente
nos bastidores. Também não deve se colocar ao lado do palestrante
durante a finalização da palestra, e nem ficar consultando o relógio,
para não desviar a atenção do público.
Finalização - O mestre de cerimônias deve reassumir no final para
acordar os presentes, dar avisos de horários, indicar o local do
intervalo (se houver) e fazer uma breve descrição da próxima palestra,
solicitando o retorno rápido da audiência a seus lugares. Provavelmente
quando ele terminar de falar tudo isso o pessoal já terá saído para
disputar o coquetel ou o pão de queijo.
Apresentação - Apresente o palestrante rapidamente, sem ler
currículos enormes ou exagerar nos adjetivos. Se elogiar demais, o
público pode criar uma falsa expectativa e se decepcionar. Deixe que o
próprio palestrante venda seu peixe pela sua atuação. Ou não.
Sugestão de apresentação:
Convidamos hoje Luiz Ramos para falar sobre Segurança do Trabalho. Luiz Ramos é
autor do livro "Gestão de Marketing Pessoal, Métodos de
Aprendizagem Rápida e Profissionalismo". Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, formado como Técnico
em Segurança no Trabalho, com especializações em Auditoria Interna de Saúde Ocupacional e Gestão
da Qualidade. Habilitado pelo CBMERJ como Bombeiro Profissional Civil. Luiz Ramos é convidado com freqüência
para falar de temas ligados a Prevencionismo, Liderança e Desenvolvimento Profissional. Com vocês, para falar sobre Segurança do Trabalho: Luiz
Ramos!
|
Contratação de palestrante - Clique Aqui para enviar detalhes sobre seu evento e solicitar uma proposta de Luiz Ramos. Ou você esperava que eu iria escrever tudo isso sem segundas intenções?
Organização do ambiente - Certifique-se de que a entrada para a
sala da palestra ou treinamento seja feito pela parte posterior, nunca
do lado onde está o palestrante, para evitar distrações. Quem entra ou
sai deve fazê-lo pelos fundos. Para treinamentos ou workshops é ideal
ter mesas e devem ser evitados auditórios com poltronas fixas, pois
impedem dinâmicas e interação do público. Para palestras pode ser
utilizado um auditório ou sala com cadeiras na disposição de sala de aula. Confira alguns exemplos abaixo:
Dessa forma, seu evento ocorrerá de modo profissional e com certeza,
poderão solicitar mais edições, o que irá fazer com que sua qualidade de
serviço tanto como Técnico e Palestrante, quanto Organizador de Eventos
seja reconhecida cada vez mais. ⧫
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